Bom Caminho - em busca das veredas antigas

Comissão 1689 - foto

Confissão De Fé Batista De Londres De 1689 - Cap. 4

Clique aqui para acessar o índice da Confissão

CAPÍTULO 4
A CRIAÇÃO

1. No princípio, aprouve ao Deus triuno (Pai, Filho e Espírito Santo), 1 para manifestação da glória do seu poder, 2 sabedoria e bondade eternais, criar ou fazer o mundo e todas as coisas que nele existem, tanto visíveis como invisíveis, no espaço de seis dias; e tudo muito bom. 3

[1]
1 Jo.1.2,3: Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio Dele, e sem Ele nada do que foi feito se fez.

Hb.1.2: ... nestes últimos dias nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

Jó.26.13: Pelo seu sopro aclara os céus, a sua mão fere o dragão veloz.

[2]
Rm.1:20: Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são por isso indesculpáveis.

[3]
Cl.1.16: Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.

Gn.1.31: Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manha, o sexto dia.

 

2. Depois de ter feito todas as demais criaturas, Deus criou o ser humano, homem e mulher, 4 dotados de uma alma racional e imortal. 5 E os adequou perfeitamente para a vida para Deus, para a qual foram criados, tendo sido feitos segundo a imagem de Deus, em conhecimento, retidão e verdadeira santidade, 6 possuindo a lei de Deus inscrita em seus corações, 7 e o poder para cumpri-la. No entanto havia a possibilidade de transgressão, pois foram deixados na liberdade e sua própria vontade, a qual estava sujeita a mudanças. 8

[4]
Gn.1.27: Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

[5]
Gn.2.7: Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra, e lhe soprou nas narinas o fôlego da vida, e o homem passou a ser alma vivente.

[6]
Ec.7.29: Eis que tão-somente achei: que Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias.

Gn.1.26: Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

[7]
Rm.2.14,15: Quando, pois, os gentios, que não têm lei, procedem por natureza de conformidade com a lei, não tendo lei, servem eles de lei para si mesmos. Estes mostram a norma da lei gravada em seus corações, testemunhado-lhes também a consciência, e os seus pensamentos mutuamente acusando-se ou defendendo-se.

[8]
Gn.3.6: Vendo a mulher que a arvore era boa para se comer, agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu, e deu também ao marido, e ele comeu.

Os.13.9: A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de Mim o teu socorro.

 

3. Além de terem a lei de Deus escrita em seus corações, eles também receberam a ordem de não comerem da árvore da ciência do bem e do mal; 9 enquanto obedeceram a esse preceito, foram felizes em sua comunhão com Deus e tiveram domínio sobre todas as criaturas. 10

[9]
Gn.2.17: mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

[10]
Gn.1.26,28: Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.

 


Veja comentários sobre essa doutrina no Centurio Blog

Fonte: Fé Para Hoje - Editora Fiel.


http://www.editorafiel.com.br/

Para acessar a totalidade da confissão on-line utilize o texto disponível no site Monergismo

Fale conosco: mail@bomcaminho.com.

; 2005 Bom Caminho