Bom Caminho - em busca das veredas antigas

Mark Driscoll - foto

Dons Espirituais: Sabedoria

Mark Driscoll

DE4sabedoria.jpg (16K) - Resurgence

Tendo colocado alguns princípios fundamentais relativos aos dons espirituais, Paulo começa a enumerar alguns dos dons espirituais: "Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra de conhecimento;" (1 Cor. 12:8 NVI)

O Dom Espiritual de Sabedoria Definido

O dom de sabedoria é a capacidade de ter discernimentos sobre pessoas ou situações que não são óbvias para a pessoa mediana, combinada com uma compreensão sobre o que fazer e como fazer. É a possibilidade de não apenas ver, mas também de aplicar os princípios da Palavra de Deus aos assuntos práticos da vida por meio do "espírito de sabedoria" (Ef 1:17).

Pessoas com o Dom de Sabedoria

Essas pessoas muitas vezes têm uma capacidade de sintetizar a verdade bíblica e aplicá-la às vidas das pessoas de tal forma que elas façam boas escolhas e evitem erros insensatos. Essas pessoas funcionam bem hoje em dia como treinadores, conselheiros e consultores.

Sabedoria no Ministério de Jesus

Lucas 2:40-52 diz que Jesus foi "enchendo-se de sabedoria" como menino e "crescia em sabedoria" como um jovem de forma que os doutores dos seus dias "se admiravam da sua inteligência." Multidões que ouviram Jesus ensinar diziam: "Que sabedoria é esta que lhe foi dada?" (Marcos 6:2). Em Mateus 12:42, Jesus disse que era mais sábio que Salomão. E em Lucas 21:15, Ele disse: " eu vos darei boca e sabedoria." Também somos informados de que Jesus é a "sabedoria de Deus" (1 Cor 1:24,30).

A sabedoria também é ilustrada nas vidas de Josué (Deut 34:9), Salomão (1 Reis 3:5-28), e Daniel (Daniel 1:17-20; 2:19-23).

Você tem esse dom?

Aqui vão algumas perguntas para você fazer a si mesmo:

 


Nota do Editor: A publicação desta série não implica em plena concordância do site bomcaminho.com com a opinião do autor. Cremos que o assunto é controverso e não dispomos de abundantes informações nas Escrituras, principalmente a respeito das características peculiares de cada dom citado. A série é publicada aqui para reflexão e avaliação inteligente do leitor. "julgai todas as coisas, retende o que é bom;" (1 Ts 5:21 RA)

Fonte: Extraído do site Resurgence


Tradução: Juliano Heyse


Fale conosco: mail@bomcaminho.com.

2009 Bom Caminho